Neste pedaço de terra abandonada, onde antes havia apenas um sobreiro velho, florescem agora 130 árvores de fruto, 22 oliveiras, uma vinha e 3 hortas. Na nossa courela produzimos vinho, azeite, legumes e fruta da época e as nossas compotas de gila, abóbora e tomate esgotam todos os anos.
* O vinho: multicasta (castelão, syrah, touriga nacional), 14 graus, sem conservantes/aditivos, feito de forma artesanal, com recurso a prensa, fermentação e conservação em cubas inox. Leve, de cor viva e com cheiro a frutos vermelhos. Multifacetado, adequado a carnes, como a peixes, ou queijos. Feito para ser bebido (e não conservado).
* O azeite: de azeitona galega da beira baixa (selo IGP), colhida como manda a lei, duas semanas após o “início da pintura”, o que resulta num extra virgem (0,4 graus) de cor clara e gosto suave. Moída no lagar de Vila de Rei. A azeitona é moída em batedeiras de alto calibre, sendo depois a massa aquecida a 28 graus, tratando-se portanto de uma extração a frio o que permite manter as características do azeite e não estragar os seus ácidos gordos.
* O mel: multiflores, da flora nativa local (rosmaninho, urze, lavanda, mouta), de cor escura e sabor intenso, ou com predominância das florestas de pinheiro (esta zona do país é também designada “zona do pinhal interior”) de cor mais clarinha e sabor mais neutro.
* Os mirtilhos: muito doces e enormes! São colhidos no dia da venda e conservam-se frescos 2 a 3 semanas! Nos nossos primeiros anos de produção, eram o petisco favorito dos pássaros que habitam no pomar. Hoje com redes de proteção, temos produção abundante de Março a Outubro.
* Os alhos: de elevadíssima qualidade, tamanho razoável, de semente vermelha e branca, comprada a produtores locais. Todos os produtos da horta são biológicos no sentido em que as ervas daninhas são arrancadas à mão e os adubos/fortificantes que usamos são os tradicionais: cinza, estrume de cavalo e codorniz e composto orgânico de fabrico “caseiro”. São o nosso produto estrela, o produto com mais procura, vendido ao natural (cabeças), ou em frascos de 100ml descascados e conservados em azeite.
* O doce de abóbora, com nozes, como nunca comeu nenhum! Feito com abóbora muscade/muscate (em inglês fairytale pumpkin squash e em francês musquée de provence), que de si tem já um sabor adocicado e uma textura macia e cremosa. Sabor a noz e canela, vendido em frascos de 100ml.
Se quer saber mais, fale connosco!



















